Havemus Holodeck!

A equipe da University of Southern California apresenta o 1º sistema de jogo holodeck.

Desde que foi visto pela primeira vez em Star Trek: A Nova Generação, todos nós sabíamos que, de alguma maneira, algum dia, se tornaria o auge da arte e entretenimento. Ele pode vir a ameaçar toda a nossa sociedade, (ver O Veldt de Ray Bradbury, ou qualquer outro episódio envolvendo holodeck), mas por [entidade de sua preferência], nós simplesmente não podemos descansar até chegarmos a nossa holodeck. Enquanto a capacidade de gerar hologramas, em si, é bastante limitado, uma equipe da University of Southern California está usando uma combinação única de tecnologias de jogo para projetar o deck, parte da equação. Mas a melhor parte? É tudo para jogar videogames!

"O objetivo do projeto é trazer Holodeck de 360° 6-DOF, realidade virtual de corpo inteiro, pra fora do laboratório de pesquisa e em uma divertida plataforma de jogo, acessível ao consumidor", disse o produtor James Iliff. Combinando um fone de ouvido Rift Oculus para retorno de vídeo, um PlayStation Move para o rastreamento da cabeça, e uma Hydra Razer para o rastreamento de corpo, o sistema permite aos jogadores mergulhar em um playspace simultaneamente virtual e físico.

Os princípios por trás do projeto baseiam-se na experiência de realidade virtual anterior da equipe, mas desta vez o objetivo é fazer um produto comercial que o público vá gostar. "Nós vemos o projeto Holodeck como mais uma experiência arcade, porque o espaço necessário é maior do que a média de espaço disponível na casa de um consumidor", Iliff continuou. "Pretendemos levar isso para exposições e festivais como Indiecade, Maker Faire, IGF, e outros … mas a longo prazo, também queremos atingir usuários domésticos, com um sistema mais simples para o consumidor, que pode caber confortavelmente na sala de estar."

É claro, do impressionante hardware não significa nada sem um jogo igualmente impressionante, então a equipe do Projeto Holodeck incorporou Wild Skies, um jogo para 2 jogadores, onde você e seu colega vão comandar um navio voador, no melhor estilo Spelljammer, combinado à uma plataforma proporcional ao layout do holodeck. "Ambos os jogadores devem trabalhar juntos para controlar o complicado navio e ao mesmo tempo disparando torres e canhões para se defender dos ataques dos inimigos no ar", explica Iliff. "Durante a viagem, eles visitam exóticas ilhas flutuantes e encontrar navios estranhos de speeders até pequenas armadas. Cada porto que visitam instala um novo upgrade no navio de velas mais potentes a um aríete."Wild Skies ainda apresenta um retorno venturoso(não pude perder o trocadalho) na forma de grandes ventiladores, simulando o vento como se move o seu navio ou muda a direção.

Eu nunca pensei em mim como o tipo de jogador que gosta de jogos de realidade virtual, mas tenho que admitir que eu gostaria de tentar fazer isso. Uma das maiores coisas retendo essas tecnologias é que, embora inovadora, eles tendem a falta de imersão, graças ao hardware volumosos ou controles de movimento mal projetados. Se a versão final da plataforma corrigir problemas da imersão e lançamentos com um título atraente, que só poderia ser encontrado no holodeck, todos pira, todos compra!

Fonte The Escapist.

Deixe um comentário